Nosso Bairro


  •         Encontra-se nas coordenadas: 26°19'19"S 48°49'40"W, se inicia na ponte da linha férrea da Rede Ferrroviária Federal sobre o Rio Eduardo Leuschner, seguindo em direção Noroeste pela linha férrea até aponte sobre o Rio Bucarein, seguindo em ângulo para a direita em direção Nordeste pelo Rio Bucareín até o Rio Cachoeira, seguindo em direção Leste até a foz do Rio Eduardo Leuschner, seguindo em direção Sul pelo Rio Eduardo Leuschrier até a ponte da Rede Ferroviária, ponto inicial. Possui uma área referente a 3.04km², a qual contém aproximadamente 10 mil habitantes. Em parte econômica apresenta cerca de 50 indústrias, mais de 300 pontos comerciais, incluindo o terminal de ônibus Guanabara da Gidion.






  •         Há poucos anos, o Bairro Guanabara era chamado de Itaum. A concentração populacional nesta região deveu-se principalmente ao forte movimento migratório, característico de Joinville, à partir dos anos 60. Esses habitantes, em sua maioria, são oriundos de diversas regiões do estado. O bairro sempre sentiu a ausência de comércio, e para efetuar a compra de produtos alimentícios os moradores dirigiam se aos bairros próximos.


  •         A energia elétrica foi instalada no final da década de 40. Antes usava-se lampiões a querosene. A água encanada começou a fazer parte do cotidiano dos moradores na década de 50, porém nas ruas já estavam instaladas bicas que os moradores faziam uso frequente. Muitos moradores possuíam poços em suas casas.

Visualizações