sexta-feira, 29 de outubro de 2010

BACIA HIDROGRÁFICA

  Uma bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água e seus afluentes.
A formação da bacia hidrográfica dá-se através dos desníveis dos terrenos que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas.
        - A bacia hidrográfica pertencente ao bairro Guanabara é a bacia do rio Cachoeira.


Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira e seus afluentes

O Rio Cachoeira



Rio Cachoeira infringindo zona central de Joinville


Drena as águas de Joinville e nasce no bairro Costa e Silva, na junção das ruas Rui Barbosa e Estrada dos Suíços, logo após a Rodovia Federal BR-101. Ao longo de seus quatorze quilômetros de extensão, recebe diversos afluentes, entre eles os rios Morro Alto, Mathias, Jaquarão; Bucarein, Bom Retiro e o Boa Vista. Atravessa o centro a cidade, deságua na Lagoa do Saguaçú que liga à Baía do Babitonga.
A quantidade de esgoto no Rio Cachoeira chegou a um nível absurdo. Em consequência, as águas estão escuras, exalando forte mau-cheiro.  Nesta sexta-feira (29/10/2010), chamava atenção a espuma que, apesar de alva como neve, é resultado de muita sujeira.
Para quem mora em bairros como Conceição e Fátima, principalmente nos trechos às margens do rio, está difícil respirar.
Em pensar que o rio Cachoeira já foi um dos principais canaisusados, mas, ultimamente com o desenvolvimento da região grapiúna, o Rio tornou-se um grande receptor de lixo e todo tipo de esgoto sanitário ou não. Suas águas tornaram-se poluídas e indevidas para o uso doméstico e industrial. Vendo que sua extinção estava para acontecer, várias entidades governamentais ou não, elaboraram projetos para sua salvação.
Já foram realizados encontros e mais encontros para que o Rio Cachoeira tenha uma solução. Até o momento, apesar de vários movimentos, e plantio de árvores em suas margens, sua situação ainda não reverteu. Árvores essas que ninguém as ver, e o Rio continua a sofrer e pedir socorro. De dez anos para cá, quando foram iniciados os movimentos, de despoluição do Rio, ainda não deu para ser notada. Se já existe alguma coisa está presa nas cabeças pensantes dos projetistas.
- Se não conseguem mudar isso, pelo menos parem de poluir !



Baía da Babitonga ao fundo pessoas se banhando.


        Fontes:
http://www.politicaetc.com.br/v1/2010/03/05/a-poluicao-do-rio-cachoeira/
http://www.socio-estatistica.com.br/Autores/rio_cachoeira.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Cachoeira

12 comentários:

  1. A cada dia aumenta a freqüência de noticias e preocupações em relação ao meio ambiente: queimadas, poluição do ar, desmatamentos, destruição de florestas e principalmente fatos relacionados à água como : poluição por esgoto doméstico, vazamentos de óleo, resíduos industriais e agroquímicos, assoreamento de rios devido a desmatamentos clandestinos e destruição de matas ciliares, causando aumento da ocorrência e da gravidade das enchentes, reservatórios destinados ao abastecimento das populações com cada vez menor quantidade e qualidade de água disponível.

    Eu acho muito interessante que criem essa conscientização para as pessoas pensarem e refletirem um pouco sobre a atual situação não só da cidade de Joinville, mas em muitas outras cidades, Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog! Espero que a partir daqui mais pessoas se tornem conscientes como você, parabéns *-*

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos Alunos e a Professora que tiveram essa iniciativa, acho muito bom que as pessoas fiquem a par da situação que nos encontramos hoje,
    creio que isso irá pra frente, e que as pessoas um dia vão se conscientizar. Boa sorte !
    Camila

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o blog *-* Ele é muito importante, pois tem informações que muitas pessoas não tem conhecimento, parabéns aos autores deste blog >.<

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog... Muito bom, e boas informações.

    ResponderExcluir
  6. O blog ficou ótimo,e a météria muito interessante. Ás pessoas tem mesmo que se concientizar em relação ao meio ambiente parar de falar e agir, vocês estão de parabéns pela iniciativa porque não são todos que abraçariam um projeto como esse espero que mais matérias como essas sejamn postadas.
    Continuem empenhados e Boa Sorte! :D
    Beijos Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog... Muito bom, tantas coisas passam despercebidas em nosso dia-a-dia, acredito que seja uma maneira de darmos o primeiro passo para a conservação do nosso planeta, cuidando do nosso prorpio quintal.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a toda equipe! É gratificante ver jovens preocupando-se com o meio ambiente,engajando-se por um causa justa e necessária! Estão todos de parabéns pelo belo trabalho e iniciativa

    ResponderExcluir
  9. Muito Boom espero que as pessoas tenham mais noçao do que fazem com issu

    ResponderExcluir
  10. Achei muito boa a iniciativa já que a maioria das pessoas não dão atenção ao meio ambiente.
    Parabéns a Equipe pelo trabalho e continuem assim pois certamente vão fazer a diferença em várias pessoas,Espero mais postagens como essa.
    Não faça um mundo melhor para seu filho faça um filho melhor para o seu mundo.

    ResponderExcluir
  11. Olha, está ficando bom, espero que continue, e que coloque mais informações. Confirmo que até agora está muito bom, porém quanto mais informações tiver, mais meios de conscientizar as pessoas estaram disponíveis.

    Ótimo projeto!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o blog de vocês, parabéns (: Realmente as pessoas tem que se concientizar sobre o meio ambiente, e esse bolg, pode ajudar muito a nossa cidade, a nossa natureza :D
    Ótima iniciativa

    ResponderExcluir

Visualizações