terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dois pontos ecológicos de Joinville

  • .Parque Ecológico Caieiras
  •  Parque Ecológico Zoobotânico
        O parque ecológico Caieiras se localiza às margens da Lagoa do Saguaçu, com uma área de mil km², é uma das unidades de conservação de proteção integral da cidade e preserva pontos característicos das restingas e manguezais.
    Atualmente o parque dá espaço para estudos científicos, educativos e culturais, além de lazer e conhecimento. São oferecidas aos visitantes trilhas e atividades de conscientização ambiental e patrimonial. No local são encontrados diversos mamíferos, répteis e aves, além de um importante vestígio arqueológico de comunidades que viveram no local há mais de cinco mil anos, conhecido como Sambaqui da Caieira.
    Que são montes compostos de esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos e conchas da região, são conhecidos por casqueiros e também berbigueiros. A palavra "sambaquis" tem origem Tupi, é a junção das palavras "tamba" (conchas) e "Ki" (amontoado). São lugares muito antigos, seus formatos variam, vão dos cônicos aos semi-esféricos, os montes tem aproximadamente cinco mil anos de idade. São comuns em todo o litoral.

Área de preservação e baía da Babitonga localizadas no parque.


Informações:
 
Atendimento
De quarta a domingo, das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30
Rua Waldomiro Rosa, s/n – Adhemar Garcia
Fone: (47) 3454-9018 
                                                                                                                                                                      

      O parque ecológico Zoobotânico foi Inaugurado em 1995, com cerca de 13 mil visitantes por mês, o parque compreende uma área de 100 km² e atende a uma antiga reivindicação da cidade por um espaço de preservação da mata atlântica na zona urbana de Joinville. O parque conta com aproximadamente 200 animais de diferentes espécies, quiosques em pontos estratégicos, playground, trilhas e auditório para eventos.  
       No local acontecem palestras sobre educação ambiental e pesquisas sobre a reprodução em cativeiro de animais em extinção, ainda é possível que se agendem visitas monitoradas para escolas e grupos turísticos, a entrada é gratuita.

Vista dos macacos no Parque Zoobotânico.

Informações:

Atendimento
De terça a domingo, das 9 às 18 horas
Rua Pastor Guilherme, 462 – Saguaçu
Fone: (47) 3431-5016

        Fontes:

http://www.radarsul.com.br/joinville
http://www.vidaverde.org.br/new

6 comentários:

  1. Esses pontos ecológicos são muito bons, costumo ir sempre com minha família, é muito bom entrar em contato com a natureza.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que sambaquis eram montes de ossos e conchas, ja havia escutado, mas não sabia o que era, srsrrsrs o blog de você ja esta me informando melhor, ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. moro perto do caieira e sei como é, é bem vizitado, lá tem um mirante também. A população zela bastante pelo parque, é uma boa iniciativa de vocês focar eles.

    ResponderExcluir
  4. Semana passada fui a zoobotânico, esta tudo muito show lá, recomendo a todos que vão até lá e apreciem o local. Ja fui no caieira tem um museu lá também.

    ResponderExcluir
  5. Costumava ir lá aos finais de semana XD

    muito bom lá, um lugar onde a natureza é bem preservada (:

    ResponderExcluir
  6. O que precisamos em Joinville é muito mais parques como estes...
    Hoje ainda tem muitas pessoas da cidade que vão até o Parque Malwee em Jaragua...
    Tomará que o Parque que estão fazendo ao lado da Arena possa minimizar esta falta...pena é o rio poluído do lado...

    ResponderExcluir

Visualizações