quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Poluição dos rios


       Os rios são fonte de vida. Desde a Antiguidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando, além de outras utilidades. Mais recentemente, até mesmo energia elétrica é produzida pela força das quedas d’água dos rios, iluminando as cidades.
       Um rio sem poluição é aquele em que os peixes e as plantas crescem naturalmente, tem águas limpas e cristalinas. Sua água serve para regar plantações, tomar banhos e também para beber. Para um rio ser assim, é preciso que não se jogue lixo, nem esgoto diretamente nele. É preciso consciência.

 
 Rio sem poluição, margens verdes e águas puras que mostram o lado vivo da natureza

       A poluição da água é nada mais nada menos que a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos que afetam a sua qualidade e também os organismos  vivos. Esse processo vai desde um simples saquinho de papel até os mais perigosos poluentes tóxicos, como os pesticidas, metais e detergentes.
       A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios. O crescimento das cidades e de sua população aumentaram os problemas, pois os tratamentos de esgotos e de fossas não conseguiram acompanhar o ritmo do crescimento urbano.
       Produtos químicos e sujeiras dos esgotos são jogados diretamente nos rios e mangues. O excesso de sujeira funciona como um escudo para a luz do sol, afetando o leito dos rios e seu ciclo biológico. Ou seja, as plantas e animais que nele vivem passam a sofrer problemas.
       Talvez mais perigoso e comum do que o lixo dos esgotos é a poluição química das indústrias, que desviam toneladas e mais toneladas de produtos químicos nos rios sem qualquer processo de filtragem. Simplesmente jogam sem mais nem menos.
       Na exploração de ouro nos rios da Amazônia, usa-se  mercúrio para separar o ouro de outros materiais. Esse mercúrio depois de usado, é jogado nos rios, matando grande quantidade de peixes e plantas aquáticas. Com isso, a água deixa de ser aproveitável até mesmo ao homem, que faz por perder, os bens da natureza.


 
Rio extremamente poluído por vários tipos de lixo, demonstra a falta de cuidado com a natureza; com a vida.


      Nós podemos e temos que contribuir para evitar isso, o jeito é zelar, não jogando lixo nas margens e nos próprios rios, não canalizando esgotos diretamente para eles, cuidando com o desperdício de água e de diversas outras formas, que estão sempre na lábia da população, mas, que são poucos que cumprem!


 Faça um mundo melhor para todos, faça um mundo melhor para você!

        Fontes:
http://www.anossaescola.com/
http://gold.br.inter.net/
http://www.jornalorebate.com.br


10 comentários:

  1. ótima matéria, gostei muito. Precisamos para de poluir mesmo o assunto é gavíssimo, se não pararmos logo, daqui algum tempo não teremos mais rios e sim valetas, vão em frente vale muito apena essa iniciativa de vocês!
    Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria! É necessário a consientização das pessoas para elas mesmas se beneficiarem. É tão bom saber que há pessoas que pensam assim como você, parabéns *-*

    ResponderExcluir
  3. Excelente matéria mesmo! É lamentável ver os rios hoje em dia, nos estados que estão. É dificil acreditar que um dia todos já foram limpos e lindos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei, ótima matéria! Parabéns pela iniciativa de vocês!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo tema! É sempre bom lembrarmos das importancias dos rios. É triste ver o estado que alguns se encontram hoje em dia.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal a matéria e é umah verdade as pessoas ja naum tem mais consciÊncia disso !adoreei a matéria

    ResponderExcluir
  7. Ótima matéria! É impressionante como egocentrismo do ser humano tem resultados drásticos. É triste dizer, mas se não pararmos agora nossas fontes de vida se esgotarão e sobrará apenas a lembrança. Espero que atos como o de vocês, de conscientizar a população, alcance o objetivo, mude essa realidade abominável!

    ResponderExcluir
  8. Muuito bom oq você escreveu, quem sabe muitas pessoas vendo isso tem mais consciência do que nos estamos fazendo no planeta.
    E quem sabe um dia nos conseguimos fazer um mundo melhor !!!

    ResponderExcluir
  9. A matéria é realmente muito boa e expressa a realidade. O planeta agradeceria se iniciativas como a de vcs fossem mais comuns hoje em dia.

    ResponderExcluir
  10. Mais importante que a matéria, é a presença de vocês neste meio de comunicação mundial...
    Parabéns a iniciativa de todos vc´s (Empresa, Escola, Professora e Alunos)...
    Que idéias como esta possam surgir cada vez mais forte...para que no futuro, nossas crianças possam voltar a nadar em rio limpos, como faziamos antigamente...
    Grande abraço a todos

    ResponderExcluir

Visualizações